Linguagens de programação

Linguagens de programação

C (linguagem de programação)


A linguagem C é uma linguagem de programação popular e amplamente utilizada para criar programas de computador. Programadores no mundo todo utilizam a linguagem C, pois ela oferece o máximo controle e eficácia. Se você é um programador, ou pretende se tornar um, eis alguns benefícios que você desfrutará ao aprender a linguagem C:

 

  • você poderá ler e escrever código para diversas plataformas. Desde micro controladores  até sistemas científicos mais avançados podem ser criados em C e diversos sistemas operacionais modernos são escritos em C; 
  • o avanço para a linguagem C++ orientada para objeto torna-se muito mais fácil. A linguagem C++ é uma extensão de C e é praticamente impossível aprender C++ sem antes aprender C

 

 


Python (linguagem de programação)  


O Python é uma linguagem dinâmica de programação orientada a objetos que usa gerenciamento

automático de memória, sendo similar ao Perl e ao Scheme. O Python pode ser para os mais variados
tipos de desenvolvimento de software e também aplicativos web. Ele oferece um grande suporte para
integração com outras linguagens e ferramentas, vem com uma extensa biblioteca de scripts e é relativamente simples de se aprender. Muitos programadores Python verificaram um aumento de produtividade e sentiram que a linguagem encoraja o desenvolvimento de software de melhor qualidade.



Ruby (linguagem de programação)


Ruby foi criada no Japão, por Yukihiro Matsumoto que teve como objetivos na sua obra o enfoque nos programadores e não nos computadores, afinal nós somos os mestres e eles são os escravos.

 

E definitivamente, programar em Ruby é uma diversão e todas as coisas legais não caberão neste post. Em Ruby, tudo é objeto. Por exemplo, um inteiro é um objeto e tem o método abs que devolve o valor absoluto, assim como o método odd? que devolve true se um inteiro for ímpar. Uma função booleana pode terminar em ?, o que torna os programas mais legíveis. Ruby também permite que você passe blocos de código como parâmetro de função.

 

Outra coisa interessante são os símbolos. Vamos supor que você tenha uma coleção de camisetas e cada um tamanho. Podemos usar Strings para os tamanhos, mas cada um seria um objeto diferente. Uma solução legal que Ruby nos permite fazer são os símbolos. Assim, toda camiseta que tiver o tamanho pequeno terá o atributo tamanho = :pequeno que é único.

 

Se você quiser saber se algo está em um intervalo, você pode usar o range e o === (sim, são três iguais). Ele devolve se algo está em um intervalo por exemplo (‘a’..’d') === ‘c’ é true, mas (‘a’..’d') === ‘f’ é false.

 


PHP (linguagem de programação)


PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: HypertextPreprocessor", originalmente Personal Home Page) é uma linguagem interpretada livre e utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.



ActionScript (linguagem de programação)


ActionScript é uma linguagem de scriptorientada a objetos baseada em ECMAScript, utilizada principalmente para construção de aplicações RIA (do inglês RIA: Rich Internet Applications (Aplicações Ricas de Internet)). É executada em uma máquina virtual (AVM - "ActionScript Virtual Machine"), atualmente na versão 3 que está disponível no Adobe Flash Player (plug-in encontrado em navegadores web) e também no ambiente Adobe AIR.

 


JAVA (linguagem de programação)


Java é uma linguagem de programação orientada a objeto. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem.

 


VisualBasic (linguagem de programação)


Visual Basic Express Edition é uma maneira rápida e fácil para criar programas do Microsoft Windows. Mesmo se você for novo em programação Windows, com Visual Basic você tem um conjunto completo de ferramentas para simplificar o desenvolvimento.

 

Portanto, o que é Visual Basic? " Visual" refere-se ao método usado para criar o que o usuário vê — a interface gráfica do usuário ou GUI. " Básico" se refere à linguagem de programação do BASIC (Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code), uma linguagem usada por programadores mais que qualquer outra linguagem na história da computação. Você pode criar programas úteis aprendendo apenas alguns dos seus recursos. Os links a seguir o iniciarão com programação Visual Basic; cada link inclui exemplos, bem como acesso a informações adicionais.

 


Object Pascal (linguagem de programação)


Object Pascal é uma ramificação de linguagens derivativas de Pascal, com suporte a orientação a objetos. A principal ferramenta para programar em Object Pascal é o IDE Embarcadero Delphi. Foi usada nas sete primeiras versões do ambiente Delphi. Depois, foi substituído por uma versão também chamada de Delphi.

 


Perl (linguagem de programação)


Perl é uma linguagem de programação interpretada, assim como muitas outras linguagens da Internet como Javascript ou ASP. Isto quer dizer que o código dos scripts em Perl não se compila e sim, que cada vez que se quer executar, se lê o código e se coloca em funcionamento o que há escrito. Ademais é extensível a partir de outras linguagens, já que desde Perl poderemos fazer chamadas a subprogramas escritos em outras linguagens. Também desde outras linguagens podemos executar o código Perl.